Semana da Moda de Paris

A Paris Fashion Week® foi criada em 1974. Acontece quatro vezes por ano, com duas edições de Moda Feminina (Primavera/Verão em setembro e Outono/Inverno em março) e duas edições de Moda Masculina (Outono/Inverno em janeiro e Primavera/Verão em junho). É estruturado por seu Calendário Oficial, em torno do qual se desenrolam eventos de diferentes tipos. Por sua importância econômica e cultural, simboliza o papel de Paris como capital mundial da moda.

O Calendário Oficial inclui, por um lado, os desfiles de moda e, por outro, as apresentações. Sua composição é baseada nos Membros das Câmaras Sindicais da Moda Feminina e da Moda Masculina, que têm direito a participar, bem como nas Casas convidadas. Estes são selecionados a cada temporada após as candidaturas terem sido analisadas por dois comitês consultivos dedicados, um para a Semana de Moda Feminina e outro para a Semana de Moda Masculina, aos quais estão associados dois painéis de jornalistas e compradores internacionais renovados a cada temporada. A seleção é baseada no exame do potencial de criatividade e do alcance internacional das marcas candidatas, uma vez determinado o número de vagas abertas.

Em 2020, a FHCM lançou a Paris Fashion Week® Online em parceria com a Launchmetrics e com o apoio da LE DEFI, Parceira Oficial. Os Calendários Oficiais passaram a ter uma dupla dimensão física e digital, preservando suas regras históricas de organização. A plataforma digital é um verdadeiro trampolim para a visibilidade das coleções das Maisons e permite a expressão do poder criativo dos desfiles e apresentações de moda. Parcerias de amplificação foram estabelecidas com os principais meios de comunicação internacionais.

Como parte de sua política em favor do desenvolvimento sustentável, a FHCM iniciou em 2019 uma ferramenta de ecodesign aplicável a toda a cadeia de valor dos desfiles e apresentações de moda, em seus aspectos físicos e digitais. Estabelecido com o apoio do LE DEFI, organizado em parceria com a PwC e em cooperação com as Casas Membros, é a primeira ferramenta de ecodesign que oferece uma abordagem ambiental e social globalizada aplicada à organização de eventos. É oferecido acesso gratuito às Casas participantes dos Calendários Oficiais da Paris Fashion Week.

Uma política de Responsabilidade Social e Ambiental também foi estabelecida no Centro da Semana de Moda® de Paris, que é realizado no Palais de Tokyo. Além disso, existe uma iniciativa de mobilidade responsável, nomeadamente no que diz respeito aos shuttles disponibilizados aos profissionais. A DS Automobiles, parceira oficial da Paris Fashion Week, está enviando uma frota de carros híbridos para um grupo de jornalistas e influenciadores.
Fonte: https://www.fhcm.paris/en/paris-fashion-week#events

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *